Minha reflexão desta semana tem como pano de fundo os escritos de Ageu, Zacarias, Malaquias e Atos dos Apóstolos 1-14 que, segundo o Gemini têm em comum “o tema da restauração do povo de Deus, a ênfase na centralidade de Deus e a expectativa do cumprimento das promessas divinas, especialmente a vinda do Messias e o derramamento do Espírito Santo“. Hoje, portanto, sinto-me impelido a falar sobre a expectativa do cumprimento das promessas divinas, especialmente a vinda do Messias e o derramamento do Espírito Santo.
Pois bem, vamos lá!
Em primeiro lugar, estamos chegando ao fim desta série de reflexões sobre sermos bons aos olhos de Deus e devo dizer que tenho vivido muito na expectativa do cumprimento das promessas divinas, assim como vemos nos textos relacionados a esta reflexão. Este é um tema sobre o qual temos de nos debruçarmos porque muitos ainda pensam que o Messias ainda precisa vir e que o Espírito Santo ainda será derramado e, portanto deveríamos fazer alguma coisa para que essas coisas venham acontecer. Ao buscarmos fazer coisas para que se cumpram promessas já cumpridas perdemos tempo e energia, além de nos frustarmos por entender que elas, mesmo que tenhamos feitos coisas que achamos necessárias, ainda não se cumpriu aquilo que esperamos.
Tanto o nosso Messias já veio, quanto o Seu Espírito Santo já se derramou e habita em nós. Particularmente não creio nesta tal “volta” ou “segunda vinda” de Jesus como a maioria pensa. Acredito que tudo o que Ele tinha para fazer já foi feito em sua “primeira” vinda, quando até mesmo morreu e ressuscitou. Creio que o que muitos pensam ser como uma “segunda vinda” é a plena manifestação do seu Corpo, que é a Sua Igreja que revelará toda a Sua glória em um tempo futuro, quando Ela chegar ao ponto de estar “sem mácula, sem mancha e sem ruga”.
Este, portando, é o tempo (a era) da nossa manifestação, como igreja. É o tempo de tomarmos posse de tudo o que já foi feito e vivermos a vida abundante que custou a vida de Jesus Cristo, o qual vive em nós. Devemos ir ao mundo, em obediência a Ele, e cumprir a nossa parte no plano de Salvação da humanidade. O mistério que estava oculto já foi revelado – Cristo está em nós e, onde quer que estejamos, seja qual for a situação, existe uma expectativa (nas regiões celestiais) de que manifestemos o glória dEle que reside em nós.
Neste ano de 2025 passei a pensar muito sobre tudo o que já se cumpriu e quem nos tornamos por causa da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Isso tem mudando a minha maneira de entender a vida cristã e tem me levado a andar em novidade de vida. Venho trabalhando para que o Cristo que vive em mim fique cada vez mais à vontade dentro do meu interior e que sua vida flua com mais liberdade de dentro para fora de mim. Pare e pense profundamente sobre o que acabei de dizer, porque esse entendimento pode revolucionar sua jornada aqui na terra e te dar uma nova visão sobre como você deve se mover.
Se precisar de mim, me contacte mandando uma mensagem pelo email@rodrigodorio.com !!!
Em nome do Renovo,
RODRIGO DO RIO.
PAZ…
LEITURA BÍBLICA SEMANAL:
Estamos na jornada de ler a Bíblia toda neste ano e meditar nos ensinamentos que nos ajudarão a sermos BONS AOS OLHOS DE DEUS. E nesta semana indico a leitura de…
Ageu, Zacarias, Malaquias (livros inteiros) e Atos dos Apóstolos 1-14 .
DICAS PARA O SEU PLANO DE LEITURA
Compartilhe: Se possível, compartilhe o que você está aprendendo com amigos ou em um grupo de estudo. Discutir as Escrituras pode aprofundar sua compreensão.
Ritmo Diário: você tem em média 2 a 3 capítulos por dia, o que é um ritmo muito bom para leitura e reflexão.
Flexibilidade: Se um dia você não conseguir ler, não se preocupe! Retome no dia seguinte de onde parou. O importante é a constância ao longo das semanas.
Ora e Medite: Antes de cada sessão de leitura, peça a Deus que te dê entendimento. Ao ler, não tenha pressa. Medite nos versículos, anote suas percepções e ore sobre o que aprendeu.
Contexto: Sempre que começar um novo livro, reserve um tempo para entender seu contexto histórico, o autor, o propósito e os temas principais. Isso enriquecerá muito sua leitura.
Recursos Complementares: Se houver passagens difíceis, não hesite em usar comentários bíblicos, dicionários ou estudos online.