Chegamos ao ponto de pensar nos conteúdos de Ezequiel e Daniel que tratam das visões do exílio, a soberania de Deus e profecias sobre o futuro. Sabe-se que Ezequiel e Daniel apresentam várias semelhanças notáveis, principalmente porque ambos os profetas foram contemporâneos que viveram no exílio babilônico e abordaram temas de juízo divino, soberania de Deus e a restauração futura de Israel. Pois bem, todos os filhos de Deus passam por um tipo de juízo que podemos traduzir por DISCIPLINA ou ALINHAMENTO e isso não se trata de um alinhamento exterior, mas sim algo invisível aos olhos humanos, é um alinhamento do coração, até o ponto de nos estabelecermos em uma realidade de ter um coração quebrantado e a retidão prosperar de dentro para fora de nós, e é sobre isso que quero falar nesta reflexão…
<Temos de ser restaurados ao primeiro amor, temos de ter um coração totalmente conquistado pelo amor de Deus e fazer com que nossa obediência seja de coração, não apenas de mente ou de palavras. Mas, a maioria de nós já se perdeu deste ímpeto de amor inicial, tal como Israel se perdeu e foi advertido em Jeremias 2:2-3, que diz na Nova Versão Internacional da Bíblia:
Assim diz o Senhor: “ ‘Eu me lembro da sua fidelidade quando você era jovem: como noiva, você me amava e me seguia pelo deserto, por uma terra não semeada. Israel, o meu povo, era santo para o Senhor, os primeiros frutos da sua colheita; todos os que o devoravam eram considerados culpados, e a desgraça os alcançava’ ”, declara o Senhor.
Vale a pena lembrar que estou falando de algo já visto brevemente na postagem de fiz sobre o CICLO DA JUSTIÇA NO DIA 5 DE NOVEMBRO. Lá eu falei sobre o ponto de inflexão, que é quando Deus se levanta em nosso favor em começa o processo de nos trazer de volta à retidão inicial do nosso coração quando estávamos no centro de Sua vontade. No último post eu argumentei brevemente sobre a importância da retidão para aqueles que, como eu, receberam grandiosas promessas de influência e riquezas. Agora, quero me deter nos três últimos pontos deste ciclo que são o 5, 6 e 7 listados abaixo:
5. O início do juízo-alinhamento com a Sua vontade
²⁵ E voltarei contra ti a minha mão, e purificarei inteiramente as tuas escórias; e tirar-te-ei toda a impureza.
– O juízo SEMPRE começa na casa de Deus, em uma limpeza profunda de todo lixo que foi produzido no período de declínio. Toda a impureza deve ser tirada e isso dói no interior do povo de Deus.
6. A restituição de uma liderança renovada
²⁶ E te restituirei os teus juízes, como foram dantes; e os teus conselheiros, como antigamente;
– Sem esta restituição não se pode voltar ao início. Juízes e conselheiros são aqueles que farão com que a limpeza e o alinhamento com o Eterno seja extendido não apenas sobre a liderança, mas sobre toda a cidade novamente.
7. Deus restaura o Seu povo ao seu principio maravilhoso.
…e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel. ²⁷ Sião será remida com juízo, e os que voltam para ela com justiça.
– Este último ponto reinicia o povo de Deus na origem, como fora planejado para ser.
MEU ENFOQUE DE AGORA EM DIANTE – esses três pontos
Do juízo à restauração é o meu objetivo agora e, devo dizer, o processo começa na limpeza das nossas escórias, a tirada de toda impureza no interior dos nossos corações. A retirada do lixo no interior da “casa” exige trabalho e pode causar stress, mas é necessário. Há um ponto central entre o juízo e à restauração que é restituição de nossa liderança, mas isso vem somente com uma renovação da nossa liderança-influência. O ponto mais dramático entre juízo e restauração talvez seja essa renovação.
É hora de repensar QUAL DEVE SER O ENFOQUE DA NOSSA LIDERANÇA… É isso que estou fazendo agora, ao mesmo tempo em que penso na soberania de Deus. É tempo de ver como a soberania de Deus interviu e ainda intervém em nossa realidade. Muito do que precisamos restabelecer como bases da nossa liderança podemos conseguir apenas relembrando como chegamos até aqui com a ajuda dEle.
Esse é o momento para pedir que Ele abra os teus olhos e você consiga ver o caminho pelo qual Ele te conduziu até aqui, porque precisaremos dessa base para oferecer apoio para outros que precisam passar por esta mesma jornada!
Se precisar de mim, me contacte mandando uma mensagem pelo email@rodrigodorio.com !!!
Em nome do Renovo,
RODRIGO DO RIO.
PAZ…
LEITURA BÍBLICA SEMANAL:
Estamos na jornada de ler a Bíblia toda neste ano e meditar nos ensinamentos que nos ajudarão a sermos BONS AOS OLHOS DE DEUS. E nesta semana indico a leitura de…
Ezequiel e Daniel
DICAS PARA O SEU PLANO DE LEITURA
Compartilhe: Se possível, compartilhe o que você está aprendendo com amigos ou em um grupo de estudo. Discutir as Escrituras pode aprofundar sua compreensão.
Ritmo Diário: você tem em média 2 a 3 capítulos por dia, o que é um ritmo muito bom para leitura e reflexão.
Flexibilidade: Se um dia você não conseguir ler, não se preocupe! Retome no dia seguinte de onde parou. O importante é a constância ao longo das semanas.
Ora e Medite: Antes de cada sessão de leitura, peça a Deus que te dê entendimento. Ao ler, não tenha pressa. Medite nos versículos, anote suas percepções e ore sobre o que aprendeu.
Contexto: Sempre que começar um novo livro, reserve um tempo para entender seu contexto histórico, o autor, o propósito e os temas principais. Isso enriquecerá muito sua leitura.
Recursos Complementares: Se houver passagens difíceis, não hesite em usar comentários bíblicos, dicionários ou estudos online.