Neste post finalizo uma reflexão sobre Salmos e nesta semana indicarei a leitura dos Salmos 101 a 150. Meu objetivo nesta postagem é dar um enfoque no Salmo 101 e fechar a ideia iniciada no post Tendo prazer na lei do Senhor e não no conselho dos ímpios que se seguiu ao post O protocolo para entrar na presença de Deus. O que vou falar hoje une tudo o que já falei nas duas últimas postagens sobre os Salmos.
Pois bem, estive constrastando entre justos ímpios e então cheguei a dar ênfase na forma correta de nos aproximarmos da presença de Deus pelo sangue precioso de Jesus Cristo. Hoje quero dizer que, uma vez que decidimos pelo conselho dos justos e aprendemos a entrar na presença de Deus, então é necessário nos esforçarmos para permanecer na presença de Deus para evoluirmos nossa influência DA CASA PARA A CIDADE.
Davi é quem fala, mas a palavra é uma mensagem do Eterno para cada um de nós. Deus está procurando os fiéis da terra para que se assentem com Ele no seu Reino. Esses fiéis permanecerão em Sua casa e poderão influenciar toda a Sua cidade. Novamente Deus está fazendo um chamado para uma liderança ao lado dEle, que se projete do lar para a sociedade, da casa para a cidade. Deus quer limpar a cidade, mas a limpeza começa em Sua casa. Mas, casa de Deus não é outra senão o coração de cada cristão, entretanto eu já disse em um dos meus livros que UMA COISA É SER DECLARADOS COMO “CASA DE DEUS” POR DIREITO DE POSSE, OUTRA COISA É ESTA CASA ESTAR APROPRIADA PARA SUA HABITAÇÃO. Não é apenas uma questão de limpeza, é uma questão que envolve um novo “projeto de interiores”. Eu também comprei uma casa na semana passada e ela ainda não está apropriada para a minha habitação e de minha família. Terei que fazer ajustes, um verdadeiro alinhamento entre a realidade que a casa apresenta e o que eu e minha família precisamos e desejamos daquele espaço. Já tenho a posse do imóvel, mas ele precisa de ajustes para que minha morada seja mais permanente e mais prazerosa. O Eterno disse, através de Davi:
⁶ Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. ⁷ O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos. ⁸ Pela manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do Senhor todos os que praticam a iniquidade (Salmos 101:6-8)
Deus disse que todo engano e toda a mentira deveria sair da Sua casa. Toda forma de impiedade deveria ser destruída, para que toda a forma de iniquidade fosse desarraigada da cidade do Senhor. A lógica aqui é que se não podemos santificar a nossa casa (que reflete a nossa vida e o nosso lar), tampouco poderemos santificar o nome do Senhor na cidade. A nossa casa tem que ser edificada pelo Senhor, para que a cidade de Deus se revele para nós e tenha espaço em nossas cidades. A casa é onde fica o altar de onde flui o rio de Deus para a sua cidade. Deus quer ser entronizado em nossas casas-vidas para que o trono dele se projete para as cidades onde Ele nos envia. Se tivermos uma casa forte poderemos fortalecer o Reino de Deus em nossas cidades. Disso se trata este Salmo e este é o maior ensinamento que podemos extrair de toda esta terceira parte de nossa leitura dos Salmos.
Meu clamor é que minha casa seja santificada, separada para o serviço divino. Clamo para que minha casa esteja firme diante dos olhos de Deus, e então a minha casa possa interferir positivamente na restauração da cidade de Deus na minha cidade. Porque se a minha casa não estiver firme diante de Deus, então a minha influência sobre a cidade se diluirá.
Se precisar de mim, me contacte mandando uma mensagem pelo email@rodrigodorio.com !!!
Em nome do Renovo,
RODRIGO DO RIO.
PAZ…
LEITURA BÍBLICA SEMANAL:
Estamos na jornada de ler a Bíblia toda neste ano e meditar nos ensinamentos que nos ajudarão a sermos BONS AOS OLHOS DE DEUS. E nesta semana indico a leitura de…
Salmos, capítulos de 101 a 150.
DICAS PARA O SEU PLANO DE LEITURA
Compartilhe: Se possível, compartilhe o que você está aprendendo com amigos ou em um grupo de estudo. Discutir as Escrituras pode aprofundar sua compreensão.
Ritmo Diário: você tem em média 2 a 3 capítulos por dia, o que é um ritmo muito bom para leitura e reflexão.
Flexibilidade: Se um dia você não conseguir ler, não se preocupe! Retome no dia seguinte de onde parou. O importante é a constância ao longo das semanas.
Ora e Medite: Antes de cada sessão de leitura, peça a Deus que te dê entendimento. Ao ler, não tenha pressa. Medite nos versículos, anote suas percepções e ore sobre o que aprendeu.
Contexto: Sempre que começar um novo livro, reserve um tempo para entender seu contexto histórico, o autor, o propósito e os temas principais. Isso enriquecerá muito sua leitura.
Recursos Complementares: Se houver passagens difíceis, não hesite em usar comentários bíblicos, dicionários ou estudos online.