Em 2 Crônicas vemos o Reinado de Salomão e a história do Reino de Judá até o Exílio, amparados na ideia de que SE DEUS ESTÁ CONOSCO somos engrandecidos em força para realizar aquilo que é seu desejo. Todavia, uma vez que Ele deixa de estar conosco (por nosso desvio do alvo), então há inevitavelmente perda da liberdade. Isso é o que aconteceu na história de Israel e ainda acontece hoje quando as nações deixam deliberadamente o plano de Deus e acabam perdendo as suas liberdades por causa de uma liderança que também já se perdeu do seu chamado.
A frase “assim como é o sacerdote é o povo” é uma citação do livro de Oséias (4:9-11) na Bíblia, referindo-se à forte ligação e dependência entre a conduta moral dos líderes religiosos e a espiritualidade e o comportamento do povo. O versículo argumenta que, se os sacerdotes são corruptos ou se afastam de Deus, o povo também sofrerá as consequências (IA do Google).
Isso indica que a liderança, enquanto representante sacerdotal do povo, (ou seja, uma intercessão entre Deus e o povo) uma vez que se perde do seu propósito, o mesmo acontece com os liderados, ambos se perdem e são feitos prisioneiros-cativos de seus pecados, porque o cativeiro é uma consequência de se errar o alvo, porque aquele que comete pecado é escravo do pecado, conforme Jesus Cristo diz em João 4.34.
A chave que define uma vida de acerto é a busca pelo conhecimento e execução do nosso chamado. Um líder que parou de atentar para aquilo que Deus deseja e não se importa mais em realizar esse desejo divino, já rejeito a Deus em seu coração e será tratado por Deus conforme as suas ações. Uma vez que esse sacerdote perdeu o seu sacerdócio diante de Deus, o povo de Deus (que está debaixo da liderança desse sacerdote) é destruído, na medida em que é entregue à sua próprio sorte. O Senhor é quem disse…
“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” (Oséias 4:6).
O conhecimento revelado do seu propósito a chave para entrar na liderança do tipo de Davi. Foi quando Salomão rejeitou uma clara revelação divina e se associou com outros deuses por meio de suas muitas mulheres que tudo se desencadeou.
⁷ Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.
⁸ Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna (Gálatas 6:7,8).
Se precisar de mim, me contacte mandando uma mensagem pelo email@rodrigodorio.com !!!
Em nome do Renovo,
RODRIGO DO RIO.
PAZ…
LEITURA BÍBLICA SEMANAL:
Estamos na jornada de ler a Bíblia toda neste ano e meditar nos ensinamentos que nos ajudarão a sermos BONS AOS OLHOS DE DEUS. E nesta semana indico a leitura de…
2º Crônicas, todo livro.
DICAS PARA O SEU PLANO DE LEITURA
- Ritmo Diário: você tem em média 2 a 3 capítulos por dia, o que é um ritmo muito bom para leitura e reflexão.
- Flexibilidade: Se um dia você não conseguir ler, não se preocupe! Retome no dia seguinte de onde parou. O importante é a constância ao longo das semanas.
- Ora e Medite: Antes de cada sessão de leitura, peça a Deus que te dê entendimento. Ao ler, não tenha pressa. Medite nos versículos, anote suas percepções e ore sobre o que aprendeu.
- Contexto: Sempre que começar um novo livro, reserve um tempo para entender seu contexto histórico, o autor, o propósito e os temas principais. Isso enriquecerá muito sua leitura.
- Recursos Complementares: Se houver passagens difíceis, não hesite em usar comentários bíblicos, dicionários ou estudos online.
- Compartilhe: Se possível, compartilhe o que você está aprendendo com amigos ou em um grupo de estudo. Discutir as Escrituras pode aprofundar sua compreensão.