Salomão foi um líder empreendedor que teve a graça de receber sabedoria de Deus para liderar e empreender aquilo que era a vontade de Deus em relação ao Seu povo, mas mesmo assim ele, por fim, decaiu da posição sobrenatural na qual Deus o estabelecera. Neste post da semana quero focar no fato de que podemos até liderar segundo a vontade de Deus e empreender o que Ele nos designou, mesmo assim o nosso coração não estar totalmente conquistado pelo amor dEle e, por fim, cairmos em pecado [errando o alvo das nossas vidas].
Nesta semana a leitura bíblica que vai nos orientar em nossa jornada fala do Reinado de Salomão, a construção do Templo e sua queda. É importante lembrar que Salomão herda um projeto divino e uma liderança divina. Salomão estava muito bem com essas duas heranças e ainda recebeu uma sabedoria do céu para realizar tudo isso. Mas, isso não é o suficiente, e é isso que vou procurar mostrar aqui para que você, de fato, possa ser bom aos olhos de Deus e não apenas fazer um empreendimento e realizar uma liderança boa aos olhos de Deus.
A questão aqui é que temos de trabalhar em quem somos, antes de trabalhar no que somos chamados a fazer. Ser é mais profundo do que fazer e é essa maior profundidade que sustenta a verdadeira vida. Davi foi um homem segundo o coração de Deus, enquanto Salomão era sábio para liderar, ou seja, Salomão era sábio no fazer, enquanto Davi era alguém que era segundo o coração de Deus e então podia fazer toda a vontade de Deus. São duas biografias bem diferentes e sabemos que Jesus Cristo é um tipo de Filho de Davi, não como Salomão, mas com a herança do coração de Davi e eis aqui o que devemos buscar – o coração de Davi.
Podemos ser bons líderes, bons empreendedores, e ainda assim ter um mau coração. Quando eu fiz uma pesquisa na IA do Google sobre como foram os últimos dias de Salomão e de Davi, veja só qual foi a diferença entre eles:
“Os últimos dias de Salomão do rei Salomão foram marcados por declínio e desafios. Embora tenha desfrutado de um reinado de grande prosperidade e sabedoria, sua vida foi marcada por escolhas que levaram à divisão do reino após sua morte”. Já Davi, em seus últimos momentos, “expressou palavras proféticas e deixou instruções para seu filho Salomão, recomendando-lhe fidelidade a Deus e sabedoria nos assuntos do reino”.
Percebe a diferença?
Neste semana vou deixar abaixo um link da Escola Olhos de Águia do meu colega Guillermo Lossio para que você possa se servir de um conteúdo de ótima qualidade que te fará repensar a tua vida e o teu trabalho.
Se precisar de mim, me contacte mandando uma mensagem pelo email@rodrigodorio.com !!!
Em nome do Renovo,
RODRIGO DO RIO.
PAZ…
LEITURA BÍBLICA SEMANAL:
Estamos na jornada de ler a Bíblia toda neste ano e meditar nos ensinamentos que nos ajudarão a sermos BONS AOS OLHOS DE DEUS. E nesta semana indico a leitura de…
1º Reis, capítulos de 1-11
DICAS PARA O SEU PLANO DE LEITURA
- Ritmo Diário: você tem em média 2 a 3 capítulos por dia, o que é um ritmo muito bom para leitura e reflexão.
- Flexibilidade: Se um dia você não conseguir ler, não se preocupe! Retome no dia seguinte de onde parou. O importante é a constância ao longo das semanas.
- Ora e Medite: Antes de cada sessão de leitura, peça a Deus que te dê entendimento. Ao ler, não tenha pressa. Medite nos versículos, anote suas percepções e ore sobre o que aprendeu.
- Contexto: Sempre que começar um novo livro, reserve um tempo para entender seu contexto histórico, o autor, o propósito e os temas principais. Isso enriquecerá muito sua leitura.
- Recursos Complementares: Se houver passagens difíceis, não hesite em usar comentários bíblicos, dicionários ou estudos online.
- Compartilhe: Se possível, compartilhe o que você está aprendendo com amigos ou em um grupo de estudo. Discutir as Escrituras pode aprofundar sua compreensão.