Palavra da Semana

com RODRIGO DO RIO

Aprendendo a ter prazer na cruz

O insight da semana é que, segundo Jesus, o segredo da felicidade é ter “prazer” na lei e nos mandamentos do Senhor. Tendo dito tudo isso até aqui, uma questão ainda se levanta e merece a nossa apreciação – Não basta que saibamos qual o plano de Deus para as nossas vidas e nos dediquemos a este plano, porque a coisa mais importante é aprender a amar este plano e quem o planejou. Veja o que Jesus disse em Mateus 5:3-12:

“3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; 4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; 10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. 12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós”.

Tem-se chegado ao entendimento de que nos versos acima Jesus proferiu oito bem-aventuranças, porque nos versículos 10 a 12 temos apenas uma. Temos de ter me mente que o que foi pronunciado foi primeiramente aos que se dedicavam totalmente a Jesus e, portanto, fala-se “por minha causa” na última das bem-aventuranças. O que quero frisar aqui é que temos de ir além do conhecimento de qual seja o nosso chamado e da disposição de começar a obedecê-lo, para aportar em uma vida que tem o seu prazer naquilo que Ele tem planejado para nós. Esse é o centro e o coração desse livro – sentir prazer no estilo de vida para o qual estamos destinados.

Tanto no Salmo 1:1-3 quanto em Salmos 112:1-3 vemos que o segredo da felicidade é ter “prazer” na lei e nos mandamentos do Senhor. No Salmo 1 vemos que esta felicidade [o “bem-estar e prosperidade espiritual”] que dá o real sentido do que é ser “bem-aventurado” é resultado de não estar andando ou se assentando com aqueles que não amam a Deus, mas de estar andando e se assentando no mesmo assento daqueles que o amam. Deus já me ensinou que primeiro o obedecemos e depois, só depois, é que o amamos. Abraão é um exemplo disso. Ele foi um homem sem qualquer relação com o Eterno até que Deus lhe fez uma proposta de obediência e ele obedeceu sem saber para onde ia e, só então, conheceu a Deus nesse relacionamento de amor. Já no Salmo 112 vemos que os que têm grande prazer na vontade de Deus vão além e produzem uma geração poderosa na terra, bem como fazendas, riquezas e um legado de honra. Tudo isso como recompensa por chegar ao nível de ter grande prazer no Eterno.

Veja então que temer a Deus não é somente obedecê-lo como uma obrigação ou por cuidado pessoal, mas ter prazer no que Ele nos ordena, nos planos dEle para nós e em ficar perto dEle independente das adversidades interiores ou exteriores. Eu ainda era neófito nos caminhos de Deus quando ouvi a cantora Nívea Soares cantar uma canção chamada CORREREI PARA TUA CRUZ e fui impactado com a temática afirmando o apreço pela vida crucificada com Cristo. Eu comecei a pensar muito sobre isso e venho aprendendo a amar essa cruz e tudo o que ela representa. Não estou falando de amar o crucifixo e/ou fazer o sinal da cruz de forma católica, mas de abraçar a obediência, não mais por causa do conhecimento do meu chamado, mas por causa do amor ao meu chamado e a quem me chamou. Quando ouvi a canção EU VOU PASSAR PELA CRUZ de Emerson Pinheiro, senti a mesma chamada para amar a Deus mais do que tudo e até mesmo agradecer a Jesus pela cruz e o sofrimento que ela representa, se isso agrada a Ele.

As nossas mais importantes necessidades são resolvidas na cruz, quando dizemos a verdade EM AMOR A CRISTO, com o custo da nossa vida, da nossa reputação e da aprovação dos outros. Por isso nosso chamado envolve a cruz, porque a cruz vai nos curar e, por fim, libertar. Uma vez curados podemos participar do movimento de cura das nações entendendo onde e como nos encaixamos neste plano. Abrace diariamente a sua cruz e despreze toda afronta, porque a maior honra que temos nesta vida é fazer parte da mudança/cura que Ele está promovendo neste mundo.

COMPARTILHAR

Reconstruir a ideia original e específica do chamado de Deus para sua vida é a maior aventura que você pode ter. O Rio no Deserto PROJETOS existe com o propósito de ajudar Seus discípulos/mentorados a encontrar o seu lugar de liderança no projeto que Deus está executando em toda a terra. Acesse agora o site e saiba como podemos te ajudar a colocar em prática os projetos de Deus para sua vida.

Uma nota pessoal de Rodrigo

Inscreva-se para receber o novidades, alertas, avisos sobre eventos especiais, ofertas de produtos, recursos gratuitos e muito mais.

JUNTE-SE À NOSSA LISTA DE E-MAIL