Um problema de visão

Nesta semana estarei debruçado nos capítulos de Jeremias 1-26 que fale do chamado de Jeremias e as advertências para Judá. Eu já meditei bastante sobre o contexto do ministério de Jeremias e vou dedicar a reflexão desta semana ao ponto que eu acho mais importante em todo o livro deste homem de Deus. O texto ao qual me chama mais a atenção está no capítulo 2 e que é narrado assim:

¹ E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
² Vai, e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o Senhor: Lembro-me de ti, da piedade da tua mocidade, e do amor do teu noivado, quando me seguias no deserto, numa terra que não se semeava.
³ Então Israel era santidade para o Senhor, e as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor.
⁴ Ouvi a palavra do Senhor, ó casa de Jacó, e todas as famílias da casa de Israel;
⁵ Assim diz o Senhor: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos?

Jeremias 2:1-5

Aqui temos dois cenários: 1) O cenário que Deus considera ideal e 2) O cenário afastado desse ideal inicial.

No cenário ideal Ele (Deus) tem um povo que O ama como uma noiva apaixonada, capaz de segui-lo mesmo em meio aos desertos mais inóspitos. Neste cenário os inimigos de Seu povo eram imediatamente julgados e punidos.

No cenário afastado do ideal inicial o povo de Deus passou a ver erro em Deus e se afastou dEle considerando alguma falha naquele que o Criou, e é aqui que entra o que eu chamo de “um problema de visão”, que se tornou a realidade de Israel e que, infelizmente, tem se tornado o problema de muitos em algum momento da vida cristã, eu mesmo, por anos, sofri deste mesmo problema e venho desde algum tempo buscando a cura desse mal. Eu sei que ainda não estou plenamente curado, mas estou no caminho dessa cura – a cura da visão.

A maneira como percebemos a Deus determina nossa proximidade para com Ele. Israel viu erroneamente (ele achou) alguma falta em Deus e se afastou dEle.

O que aconteceu verdadeiramente é que em algum momento da jornada deles, eles já não viam mais o Senhor presente na realidade em que eles estavam vivendo, por isso perguntavam:

Onde está o Senhor, que nos fez subir da terra do Egito, que nos guiou através do deserto, por uma terra árida, e de covas, por uma terra de sequidão e sombra de morte, por uma terra pela qual ninguém transitava, e na qual não morava homem algum?” … “Onde está o Senhor?” (Jeremias 2:6,8).

Veja que eles, os líderes e os sacerdotes do povo de Deus perderam o Senhor de vista. Este é o ponto!

É isso que nos desvia dos Seus caminhos de amor…

Perdera-me alegria e então perderam força para segui-lo nos Seus santos caminhos!

Se você está nesta condição hoje, então saiba que este não é o ideal de Deus para a sua vida. Levanta os teus olhos e veja-O em meio à realidade em que você se encontra e Ele pode te socorrer, Ele pode e quer te ajudar. Não temas, clame sinceramente para que os teus olhos seja abertos por Ele. Peça a Ele que Ele te guie à fonte das águas vivas… Clame e O louve… Se deixe ser levado de volta ao teu primeiro amor por Ele.

Eu, desde o lugar em que estou agora, clamo para que você volte ao su início com Ele e que você seja renovado no espírito do teu entendimento para que você desperte para a realidade da presença dEle e dos detalhes que te guiarão de volta ao centro da vontade dEle para sua vida.

Se precisar de mim, me contacte mandando uma mensagem pelo email@rodrigodorio.com !!!

Em nome do Renovo,

RODRIGO DO RIO.

PAZ…

Estamos na jornada de ler a Bíblia toda neste ano e meditar nos ensinamentos que nos ajudarão a sermos BONS AOS OLHOS DE DEUS. E nesta semana indico a leitura de…

DICAS PARA O SEU PLANO DE LEITURA

Compartilhe: Se possível, compartilhe o que você está aprendendo com amigos ou em um grupo de estudo. Discutir as Escrituras pode aprofundar sua compreensão. 

Ritmo Diário: você tem em média 2 a 3 capítulos por dia, o que é um ritmo muito bom para leitura e reflexão.

Flexibilidade: Se um dia você não conseguir ler, não se preocupe! Retome no dia seguinte de onde parou. O importante é a constância ao longo das semanas.

Ora e Medite: Antes de cada sessão de leitura, peça a Deus que te dê entendimento. Ao ler, não tenha pressa. Medite nos versículos, anote suas percepções e ore sobre o que aprendeu.

Contexto: Sempre que começar um novo livro, reserve um tempo para entender seu contexto histórico, o autor, o propósito e os temas principais. Isso enriquecerá muito sua leitura.

Recursos Complementares: Se houver passagens difíceis, não hesite em usar comentários bíblicos, dicionários ou estudos online.

Reconstruir o plano original e específico do chamado de Deus para sua vida é a maior aventura que você pode ter. O Rio no Deserto PROJETOS existe com o propósito de ajudar Seus discípulos/mentorados a encontrar o seu lugar na reconstrução da imagem da igreja. Acesse agora o site e saiba como podemos te ajudar a colocar em prática os projetos de Deus para sua vida.

Uma nota pessoal de Rodrigo

Inscreva-se para receber o novidades, alertas, avisos sobre eventos especiais, ofertas de produtos, recursos gratuitos e muito mais.

JUNTE-SE À NOSSA LISTA DE E-MAIL