Chegamos ao ponto em que, em nossa devocional semanal na leitura bíblica sugerida no final desta página, chegamos ao universo bíblico de SABEDORIA e LOUVOR. Vou iniciar propondo uma leitura que vai de Salmos 1-50 onde encontramos “Louvor, lamento e súplica a Deus” que nos inspiram muito na criação de uma realidade de vida em que fazemos o que é bom aos olhos de Deus.
O primeiro capítulo desta série de Salmos é colocado assim, em Salmos 1:1-6:
¹ Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
² Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
³ Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
⁴ Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
⁵ Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
⁶ Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
Já começa com o constraste entre o homem que anda de acordo com o que o ímpio diz e, de outro lado, com o homem que vive de acordo com o que diz o Senhor em Sua lei. Eu já me dediquei um bom tempo lendo e observando o conselho dos ímpios, até que entendi que “o caminho dos ímpios perecerá”. Então, comecei a pensar em meios de eu crescer no conhecimento daquilo que os justos falam e ensinam. Eu já havia aprendido que os justos (no contexto do Antigo Testamento) eram aquele que se dedicavam agradar a Deus mesmo com o prejuízo da das suas próprias vidas e os ímpios eram os que pensavam de forma contrária a isso. Mas, só depois passei a entender que mais do que procurar o conselho do Senhor na mensagem dos justos, eu precisava chegar ao nível de amar a lei do Senhor. Eu cheguei a entender que o chamado era para ter o meu “prazer na lei do Senhor”, e isso é um outro nível totalmente novo.
Mas, o que é “prazer na lei do Senhor”?
Sabemos mais sobre o que significa “prazer”, mas pouco ainda sobre o que seja a “lei do Senhor. Descobri, não faz muito tempo que a “lei do Senhor” (no contexto mais antigo, principalmente do Antigo Testamento) são um conjunto de leis ou princípios proféticos que dão origem à construção de uma realidade de vida de acordo com a imagem (o desenho) que Deus planejou para nós. Nesse conjunto princípios proféticos constam a revelação da imagem que Deus planejou para o ser humano, para o homem, para a mulher, para os filhos, para as nações e povos em toda a terra. Quando Deus encarnou na Terra por meio de Seu Filho, Ele trouxe novos princípios chegaram na forma de “graça e verdade” que são o que eu chamo de “fins apostólicos”, que dão um fechamento incrível aos primeiros e revelam a forma com que Deus realmente pensou que vivêssemos.
Pois bem, é a vontade de Deus que sigamos o nosso caminho tendo como base toda essa lei maior que se estabeleceu, porque é ela que nos possibilita inovar na forma como Jesus empreendeu a sua realidade e mudou o mundo para sempre.
Mas, como vem esse prazer por esta “lei do Senhor”? Ora, vem pela prova. Temos de provar o sabor de viver no desfrute dessa lei até que percebamos que O SENHOR É BOM e que o Seu amor dura para sempre! Uma vez que você vê o sentido que ela dá às nossas vidas, tudo muda e nos apaixonamos. Ninguém jamais começou a jornada com Deus já apaixonado por Ele, mas isso foi crescendo na medida da prova. Quanto mais você prova, mais você quer provar. Veja Abraão, um dos primeiros a provar e ver que o Senhor é Bom: Ele, mesmo em uma realidade de vida em que o seu entorno era idolatria e todo o tipo de pecado ímpio, ouviu a voz de Deus que lhe convidou a embarcar numa jornada de provar o Senhor por meio de Suas leis, e foi por obediência até que a obediência se tornou amor manifesto. Foi uma jornada linda de desafios e oportunidades quando ele chegou ao ponto onde todos temos de chegar – ao ponto de chegar no nível de conquistar as cidades para discipular nações:
Em Gênesis 22:17-18, Deus promete a Abraão que abençoará grandemente sua descendência como as estrelas do céu e a areia da praia, que seus descendentes conquistarão as cidades de seus inimigos, e que, por meio deles, todas as nações da terra serão abençoadas, tudo isso como consequência de sua obediência em não negar seu filho, Isaque. (fonte: IA DO GOOGLE)
O caminho dos ímpios vai até o ponto de eles serem abençoados, receber promessas divinas e tal… mas o caminho dos justos vai até o ponto de cumprir o chamado de conquistar cidades e discipular nações. Se você tem prazer na lei do Senhor, neste exato momento Ele está trabalhando para te levar às cidades e nações que Ele tem destinado a você, para que você as colonize, e você TEM PODER PARA ISSO. Isso faz parte da identidade de um “filho de Abraão”, de alguém que quer viver pela fé (ou seja, alguém que quer empreender+realizar+cumprir aquilo que Deus planejou para sua vida).
Esse é um conselho de um justo: “deixe todo o embaraço, e o pecado que tão de perto te rodeia, e corra com paciência a carreira que te Deus te propôs, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pela alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha e o desprezo, até que se assentou-se à mais alta posição do universo, à destra do trono de Deus (conforme nos diz em Hebreus 12:1,2).
Hoje quero deixar um antigo vídeo gravado em minha pregação em Cachoeiro de Itapemirim-ES, que pode te ajudar a compreender o que faz parte da tua herança como um filho de Abraão. Acesse pelo link abaixo:
Se precisar de mim, me contacte mandando uma mensagem pelo email@rodrigodorio.com !!!
Em nome do Renovo,
RODRIGO DO RIO.
PAZ…
LEITURA BÍBLICA SEMANAL:
Estamos na jornada de ler a Bíblia toda neste ano e meditar nos ensinamentos que nos ajudarão a sermos BONS AOS OLHOS DE DEUS. E nesta semana indico a leitura de…
Salmos, capítulos de 1-50.
DICAS PARA O SEU PLANO DE LEITURA
- Ritmo Diário: você tem em média 2 a 3 capítulos por dia, o que é um ritmo muito bom para leitura e reflexão.
- Flexibilidade: Se um dia você não conseguir ler, não se preocupe! Retome no dia seguinte de onde parou. O importante é a constância ao longo das semanas.
- Ora e Medite: Antes de cada sessão de leitura, peça a Deus que te dê entendimento. Ao ler, não tenha pressa. Medite nos versículos, anote suas percepções e ore sobre o que aprendeu.
- Contexto: Sempre que começar um novo livro, reserve um tempo para entender seu contexto histórico, o autor, o propósito e os temas principais. Isso enriquecerá muito sua leitura.
- Recursos Complementares: Se houver passagens difíceis, não hesite em usar comentários bíblicos, dicionários ou estudos online.
- Compartilhe: Se possível, compartilhe o que você está aprendendo com amigos ou em um grupo de estudo. Discutir as Escrituras pode aprofundar sua compreensão.