Desde a instituição do sacerdócio levítico foi ordenado que se fizesse um vestimenta específica para o grande sacerdote Arão. No seu peitoral essa vestimenta tinha adereços específicos e algo curioso Veja o que diz êxodo 28:15-30…
15 — Faça um peitoral, que o Grande Sacerdote usará para descobrir a vontade de Deus. Como o manto sacerdotal, o peitoral também será feito de fios de lã azul, púrpura e vermelha e de linho fino enfeitado com bordados. 16 O peitoral será quadrado e dobrado em dois. Terá um palmo de comprimento e um palmo de largura. 17 Coloque nele quatro carreiras de pedras preciosas. Na primeira carreira ponha um rubi, um topázio e uma granada. 18 Na segunda carreira ponha uma esmeralda, uma safira e um diamante. 19 A terceira carreira terá uma turquesa, uma ágata e uma ametista. 20 A quarta carreira terá um berilo, um ônix e um jaspe. As pedras deverão ser montadas em engastes de ouro. 21 Em cada uma dessas doze pedras será gravado o nome de um dos filhos de Jacó para representar as doze tribos de Israel. 22 Com fios de ouro puro trançados faça cordões para o peitoral. 23 Faça também duas argolas de ouro e as prenda nas pontas da parte de cima do peitoral. 24 Passe os dois cordões de ouro nas duas argolas 25 e prenda as duas pontas dos cordões nos dois engastes de ouro do peitoral, que serão presos nas duas alças do manto, na parte da frente. 26 Faça outras duas argolas de ouro, que serão presas nas duas pontas de baixo do peitoral, na borda do lado de dentro do manto. 27 Faça ainda mais duas argolas de ouro e prenda-as nas pontas das duas alças do manto, em baixo, na frente dele, perto da costura e acima do cinto. 28 Com um cordão azul prenda as argolas do peitoral nas argolas do manto, para que o peitoral fique preso acima do cinto e não se solte.
29 — Quando entrar no Lugar Santo, Arão usará esse peitoral, gravado com os nomes das tribos do povo de Israel para que eu, o Senhor, sempre lembre do meu povo. 30 Ponha o Urim e o Tumim no peitoral para que estejam em cima do coração de Arão quando ele estiver na minha presença. Nessas ocasiões Arão deverá usar o peitoral para que ele possa saber o que eu quero que o povo de Israel faça.
Em 1º Samuel 30:7 Davi pede que se busque o colete sacerdotal para se consultar ao Senhor para descobrir qual é a Sua vontade. Então, buscar conhecer a vontade de Deus é uma coisa de sacerdotes e isso tem que ser uma realidade em nossas vidas já que Jesus Cristo nos constituiu um reino de sacerdotes. Davi, o homem segundo o coração de Deus, tinha este entendimento de um rei/sacerdote e SEMPRE fazia questão de buscar. Veja um exemplo em 2 Samuel 2:1, onde se diz: Davi consultou ao Senhor, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? E disse-lhe o Senhor: Sobe. E falou Davi: Para onde subirei? E disse: Para Hebrom.
Esta ideia sacerdotal é vital porque a liderança [o reinado] TEM QUE SER exercida debaixo da influência da revelação da vontade de Deus. Agir dessa forma é agir de maneira correta com a liderança que Deus nos confiou, isso é bom aos olhos de Deus. Agir segundo a direção revelada por Deus não é sinônimo de imunidade aos problemas. Na verdade, os problemas são oportunidades ainda maiores de buscarmos a revelação de divina para elevar-nos a níveis maiores em Deus. Os que começaram a seguir a Jesus estavam em constante busca dessas revelações e um dia Jesus lhes disse para eles irem [com Ele] para “o outro lado” e isso significou passarem por uma grande tormenta e tempestade no Mar da Galileia. O que eles passaram naquela ocasião, sob a direção da revelação divina, foi algo ruim aos olhos humanos, mas foi enriquecedor do ponto de vista divina. Para mim, desde aquele dia foi que eles realmente perceberam Quem eles estavam seguindo e, por isso, a mentoria tomou novos rumos, porque então eles estavam diante dAquele cujos ventos e o mar O obedecem.
Portanto, seguir a revelação divina é um privilégio para aqueles que Deus escolhe como POVO DELE. Hoje, não todos somos Sacerdotes no Reino de Deus e devemos viver à altura da beleza e dignidade desta POSIÇÃO. É triste ver que muitos não valorizam esta posição na qual foram colocados e, por isso, acumulam sofrimentos desnecessários e perdem o bem que vem dos sofrimentos para os quais estão destinados. Na Bíblia temos exemplos de como os homens de Deus fizeram para buscam a revelação e as confirmações de Deus. Em minha vida isto tem sido uma realidade; eu vejo Deus falar comigo através de Seus canais de revelação oficiais [sonhos, visões e profecias (as palavras proféticas que vêm por meio da Bíblia, pessoas, diretamente a nós, e etc.)] e utilizo PRINCIPALMENTE o lançar de sortes para determinar confirmar o que Deus quer de mim ou de pessoas específicas em contextos específicos. Faço isso porque os apóstolos também faziam assim [veja o caso em que tiverem ade decidir quem seria o apóstolo escolhido por Deus para substituir Judas no grupo dos 12, em Atos 1) e desde o Antigo Testamento essa era uma prática de homens piedosos. Gosto de ressaltar o que um dos homens mais sábios que este mundo já viu disse Provérbios 16:33 [na Nova Versão Internacional – Português (NVI)] – “A sorte é lançada no colo, mas a decisão dela vem do SENHOR”. A maneira correta de tomar essa atitude é lançar a sorte buscando a decisão do Senhor e não para confirmar o que nós queremos. Então, faça isso tendo em seu coração o desejo sincero de buscar o reino de Deus e a Sua justiça, antes da sua própria vontade e siga o que Ele lhe revelar, porque saber qual é a vontade de Deus e não obedecê-lo é uma grande falha que trás consequências terríveis.
Se precisar de mim, me contacte mandando uma mensagem pelo email@rodrigodorio.com !!!
Em nome do Renovo,
RODRIGO DO RIO.
PAZ…
EITURA BÍBLICA SEMANAL:
Estamos na jornada de ler a Bíblia toda neste ano e meditar nos ensinamentos que nos ajudarão a sermos BONS AOS OLHOS DE DEUS. E nesta semana indico a leitura de…
2º Samuel, capítulos de 1-12
DICAS PARA O SEU PLANO DE LEITURA
- Ritmo Diário: você tem em média 2 a 3 capítulos por dia, o que é um ritmo muito bom para leitura e reflexão.
- Flexibilidade: Se um dia você não conseguir ler, não se preocupe! Retome no dia seguinte de onde parou. O importante é a constância ao longo das semanas.
- Ora e Medite: Antes de cada sessão de leitura, peça a Deus que te dê entendimento. Ao ler, não tenha pressa. Medite nos versículos, anote suas percepções e ore sobre o que aprendeu.
- Contexto: Sempre que começar um novo livro, reserve um tempo para entender seu contexto histórico, o autor, o propósito e os temas principais. Isso enriquecerá muito sua leitura.
- Recursos Complementares: Se houver passagens difíceis, não hesite em usar comentários bíblicos, dicionários ou estudos online.
- Compartilhe: Se possível, compartilhe o que você está aprendendo com amigos ou em um grupo de estudo. Discutir as Escrituras pode aprofundar sua compreensão.