Esforço e bom ânimo na perspectiva sacerdotal

Nesta semana desafio você a ler todo o livro de Josué e absorver a ideia de que Deus te chamou para conquistar uma herança que é mais do que sua, mas também é a herança de um povo, o povo de Deus. Deus quer nos entregar cidades por herança. Essa herança que pertence a Jesus Cristo, porque Ele as comprou com seu sangue. Elas estava sob a posse [sob o domínio] do diabo desde que o primeiro representante da humanidade [Adão] pecou. Foi assim que houve uma transferência de posse da terra que antes era nossa, era dos filhos do homens (conforme Salmos 115:16). Pelo sacrifício de Jesus Cristo o coração dos homens é redimido e onde houver um desses homens redimidos ele tem direito de tomar posse da terra novamente. vou tentar explicar: Jesus é o primeiro homem sem pecado, declarado justo, e isso faz dEle capaz de ter legitimidade como dono do mundo. Seu sacrifício como homem faz dele redentor da terra e anula a acusação que dá poderes ao diabo sobre a terra. quando esteva aqui Ele dominou a terra, anulando/desfazendo a influência do poder do diabo [das obras do diabo]. Assim a terra foi redimida ao Filho do homem [o próprio Jesus Cristo] e, com representantes de Cristo, estamos agora comissionados a restabelecer a posse [o domínio] dEle em toda a terra. Temos uma parte que nos cabe nessa herança não somente em nossa forma individual , mas estamos destinados a ajudar fazendo com que outros cristão dominem suas respectivas partes. É neste contexto que devemos olhar para o livro de Josué nesta semana e buscar nos esforçar e nutrir bom ânimo porque ambos serão necessários á conquista. Veja o que o Eterno disse a Josué:

Neste texto existem alguns insights importantes para moldar nossa perspectiva sacerdotal e quero compartilhar com você agora:

1 – Uma coisa que temos de notar é que um líder busca a prosperidade do seu povo antes mesmo a sua própria: Deus disse que ele faria o povo herdar a terra que nem mesmo ele já tinha conquistado para si. Isso é muito interessante, porque diverge da ideia de que preciso ter experiência em ter minha própria conquista para ter autoridade para ensinar os outros a conquistar a herança deles. Eu creio que Deus quer nos estabelecer como fez com Josué e temos de pensar nos outros primeiro. Quando chegar o tempo em que Deus o levantar como líder, faça com que o povo dEle prospere antes de você mesmo. Esforce-se e anime-se em ver a prosperidade deles na frente da sua.

2 – A segunda coisa que importa muito neste contexto é que a terra ser conquistada foi prometida sob juramento divino: Não se esforce e se anime para ajudar as pessoas a conquistar heranças que Deus não as prometeu, porque então o favor divino não estará contigo. Deus trabalha em direção ao cumprimento de Sua palavra e não aos planos do nosso coração. Ele faz com que o Seu propósito, e não o nosso planos, se concretize. Eu não invisto na construção daquilo que Deus não revelou previamente, não entro em projetos de homens e não gasto minha energia no que Ele não está presente. A verdadeira liderança flui na direção do cumprimento das promessas decretadas pelo Altíssimo.

3 – Em terceiro lugar, nosso esforço e bom ânimo devem fluir no sentido de termos cuidado em liderar segundo princípios proféticos: Aqui entra a ideia de um “andar prudente” que significa não sair da origem que nos gerou. O profético nos reconecta à origem. Fomos gerados pela palavra e somente andando na palavra de Deus podemos nos liderar a nós mesmo antes de liderar os outros. Isso quer dizer que ao levar o povo para a conquista de sua herança vamos andar por caminhos difíceis, mas não podemos deixar de andar na palavra diariamente. A ideia aqui é que não haja um desvio da origem, um desvio do que foi estabelecido, da origem que nos foi dada/revelada através do nosso mentor.

Como Josué vai além do ministério de Moisés e como Moisés é citado várias vezes como um projeta na Bíblia e Josué nunca foi citado como um profeta, entendo que Josué é símbolo do ministério apostólico para o nosso tempo. Josué nos ensina a tomar posse da vida de Cristo que é a nossa herança. Josué nos dá a perspectiva apostólica de que somos enviados para conquistar cidades e posicionar as pessoas em suas heranças antes mesmo que nós tomemos posse da nossa. Ele nos lembra de que temos promessas para fazê-las se cumprir em nossa realidade de vida e que é por estas promessas que vale à pena a nossa liderança e envolvimento com esforço e bom ânimo. Ele nos lembra que os princípios proféticos que aprendemos com nosso mentor devem permanecer diante dos nossos olhos diariamente para que tenhamos êxito em nossa jornada de conquista.

Em nome do Renovo,

RODRIGO DO RIO.

PAZ…

Estamos na jornada de ler a Bíblia toda neste ano e meditar nos ensinamentos que nos ajudarão a sermos BONS AOS OLHOS DE DEUS. E nesta semana indico a leitura de…

DICAS PARA O SEU PLANO DE LEITURA

  • Ritmo Diário: você tem em média 2 a 3 capítulos por dia, o que é um ritmo muito bom para leitura e reflexão.
  • Flexibilidade: Se um dia você não conseguir ler, não se preocupe! Retome no dia seguinte de onde parou. O importante é a constância ao longo das semanas.
  • Ora e Medite: Antes de cada sessão de leitura, peça a Deus que te dê entendimento. Ao ler, não tenha pressa. Medite nos versículos, anote suas percepções e ore sobre o que aprendeu.
  • Contexto: Sempre que começar um novo livro, reserve um tempo para entender seu contexto histórico, o autor, o propósito e os temas principais. Isso enriquecerá muito sua leitura.
  • Recursos Complementares: Se houver passagens difíceis, não hesite em usar comentários bíblicos, dicionários ou estudos online.
  • Compartilhe: Se possível, compartilhe o que você está aprendendo com amigos ou em um grupo de estudo. Discutir as Escrituras pode aprofundar sua compreensão.

Reconstruir o plano original e específico do chamado de Deus para sua vida é a maior aventura que você pode ter. O Rio no Deserto PROJETOS existe com o propósito de ajudar Seus discípulos/mentorados a encontrar o seu lugar na reconstrução da imagem da igreja. Acesse agora o site e saiba como podemos te ajudar a colocar em prática os projetos de Deus para sua vida.

Uma nota pessoal de Rodrigo

Inscreva-se para receber o novidades, alertas, avisos sobre eventos especiais, ofertas de produtos, recursos gratuitos e muito mais.

JUNTE-SE À NOSSA LISTA DE E-MAIL