Nessa semana começo a meditar o texto do livro de Juízes e na semana seguinte terminaremos. Quero trazer à sua memória o contexto no qual se insere as histórias deste livro e a as lições ais importantes para que façamos o que é “bom aos olhos de Deus”. Meus olhos se voltaram para Juízes 2:7-11 que diz:
⁷ E serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram depois de Josué, e viram toda aquela grande obra do Senhor, que fizera a Israel.
⁸ Faleceu, porém, Josué, filho de Num, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos;
⁹ E sepultaram-no no termo da sua herança, em Timnate-Heres, no monte de Efraim, para o norte do monte de Gaás.
¹⁰ E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel.
¹¹ Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins (Juízes 2:7-11).
Aqui fica explícito como se produz um povo é “mal aos olhos do Senhor”. Esse povo perdeu suas referências proféticas e apostólicas e, então, tiveram uma distorção na geração, ou seja, se produziu uma geração que não conhecia ao Senhor e nem tampouco as obras dEle para com Israel.
No sábado passado eu conversava com um jovem que está estudando em seminário teológico e que já percebeu que em geral o povo de Deus se desviou deu seu propósito. Eu tentava explicá-lo que sem profetas e apóstolos verdadeiros a igreja naufraga e por isso temos de dar valor aos verdadeiros e não fechar as portas para eles porque só porque os falsos estão por aí. Muito se fala em fundamento profético e fundamento apostólico, e eu mesmo já escrevi livros falando de ambos, mas o que mais interessa nesses fundamentos é a construção de uma geração que conhece a Deus e as Suas obras. SEMPRE que em uma igreja e em uma cidade não se valorizam os profetas e apóstolos, há uma distorção no verdadeiro conhecimento de Deus e das Suas obras. Entenda que quando Deus quis começar um povo distinto que se torna-se modelo para povos e nações, Ele começou com um profeta e com um sacerdote. Esse profeta, Moisés, foi tirado do pastoreio das ovelhas e teve de se tornar profeta enviado/apóstolo a Faraó no Egito. Além disso, esse povo teve baseado na liderança sacerdotal de Arão e de toda a tribo de Levi. Para que haja saúde espiritual temos de ter as duas vertentes fluindo o tempo espaço em que nos movemos e existimos.
Em nossa realidade, temos de passar do evangelismo, do ensino dos mestres teólogos e dos pastores, para nos tornarmos igrejas e comunidades proféticas e apostólicas/sacerdotais. Essa á a nossa busca mais urgente – a busca pelos verdadeiros profetas e apóstolos do nosso tempo. Já disse várias vezes que o ÚNICO motivo de haverem os falsos profetas e apóstolos é que imitem os verdadeiros que existem e assim possam se beneficiar de riquezas. A distinção do falso para o verdadeiro é que o falso almeja o poder financeiro, pois serve ao Dinheiro/Mamom. Os verdadeiros servem a Deus e buscam engrandecer a Deus e ao Seu povo diante das cidades e nações. Os verdadeiros fazem por amor em obediência, os falsos até podem obedecer certos princípios, mas é por causa do lucro e da recompensa em Dinheiro. Mesmo assim, o problema não é o enriquecimento financeiro, porque os maiores homens de Deus na Bíblia foram muito ricos. O problema, é que não conhecem a Deus e as obras de Deus o suficiente para permanecer amando a Deus na frente das riquezas.
No início e no fim, tudo se resume no amor!
Jesus disse que os que conheceriam Ele de verdade, na intimidade, seriam os que o obedecesse, pois subiriam de nível e seriam seus amigos. Mas, Ele também disse que nós só o obedecemos de verdade [não apenas praticando princípios para prosperar financeiramente] se o amamos.
Tanto o princípio como o fim da Lei é o amor à pessoa de Deus. Um amor que se manifesta em obediência que pode, por certo tempo, até tirar nosso dinheiro, reputação, conforto ou até mesmo a liberdade. Os que amam assim, quando lideram, produzem uma geração que conhece a Deus e as Suas obras, tornando-se uma geração boa “aos olhos de Deus”.
Em nome do Renovo,
RODRIGO DO RIO.
PAZ…
LEITURA BÍBLICA SEMANAL:
Estamos na jornada de ler a Bíblia toda neste ano e meditar nos ensinamentos que nos ajudarão a sermos BONS AOS OLHOS DE DEUS. E nesta semana indico a leitura de…
Livro de Juízes 1-10
DICAS PARA O SEU PLANO DE LEITURA
- Ritmo Diário: você tem em média 2 a 3 capítulos por dia, o que é um ritmo muito bom para leitura e reflexão.
- Flexibilidade: Se um dia você não conseguir ler, não se preocupe! Retome no dia seguinte de onde parou. O importante é a constância ao longo das semanas.
- Ora e Medite: Antes de cada sessão de leitura, peça a Deus que te dê entendimento. Ao ler, não tenha pressa. Medite nos versículos, anote suas percepções e ore sobre o que aprendeu.
- Contexto: Sempre que começar um novo livro, reserve um tempo para entender seu contexto histórico, o autor, o propósito e os temas principais. Isso enriquecerá muito sua leitura.
- Recursos Complementares: Se houver passagens difíceis, não hesite em usar comentários bíblicos, dicionários ou estudos online.
- Compartilhe: Se possível, compartilhe o que você está aprendendo com amigos ou em um grupo de estudo. Discutir as Escrituras pode aprofundar sua compreensão.