Deus SEMPRE quis habitar entre os homens e começou revelar isso na construção do povo de Israel. Mas, fazia parte desse propósito que Israel se comprometesse em ocupar os territórios de Canaã. Essas duas ideias governarão a nossa reflexão nesta semana. Esses são dias em que estou sugerindo a leitura e meditação no livro de Levíticos e isso me fez lembrar que existe uma série de instruções que devemos seguir para que o Deus Santo habite em nosso meio e é disso que se trata Levíticos.
O mais importante que posso postular nessa reflexão é que o ministério [de ocupar territórios para o Reino de Deus na Terra] é um meio de estar mais preparado para que Deus habite mais descansadamente em nosso meio. É por isso que falo SEMPRE sobre a importância de vivermos no exato trabalho planejado por Deus para nós, porque este tipo de trabalho nos permite estar na forma de vida que pode receber a habitação do Eterno.
Desde Êxodo 25:8 nos foi dito: “E me farão um santuário, e habitarei no meio dele”. Esse santuário demandou uma série de instruções que governou quase tudo no antigo Testamento. Em Números 35:34 vemos que não poderia haver contaminação em todo Israel por causa de um único motivo – Deus habitaria com eles naquele território. se os israelitas não conquistassem completamente os territórios prometidos por Deus [por meio da ocupação] a habitação no meio deles estaria comprometida. Esse é o assunto que governa a própria ideia do Reino de Deus na Terra – Deus se casará com com o Seu povo, com a igreja da terra, com o ser humano que Ele criou e que o ama, e essa terra será a habitação dEle (Isaías 62:4). O povo e a terra são inseparáveis, céus e terra também s]ao e estão destinados a se casar, por isso a cidade de Deus está descendo sobre a cidade dos homens. Deus não quer habitar somente no céu, mas também na terra porque na terra está sua noiva e, na verdade, sua noiva faz parte da terra.
Exulta, e alegra-te ó filha de Sião, porque eis que venho, e habitarei no meio de ti, diz o Senhor (Zacarias 2:10). Agora lancem eles para longe de mim a sua prostituição, e os cadáveres do seus reis, e habitarei no meio deles para sempre (Ezequiel 43:9). Assim diz o Senhor: Voltarei para Sião, e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade da verdade, e o monte do Senhor dos Exércitos, o monte santo (Zacarias 8:3).
Na perspectiva que temos hoje, já na nova aliança, entendemos que Levíticos nos revela os princípios que devemos obedecer sob a direção do Espírito Santo e esses princípios falam de nossa santidade pessoal e da santidade do território, com a ideia de que Deus deseja habitar de forma permanente em nosso meio. O que me cabe dizer nestas breves palavras é que a obediência pavimenta o terreno para que Deus construa Sua habitação em nosso meio. O fim da obediência é o Cristo habitando em nós. Davi batalhava incansavelmente para criar um ambiente PARA O DESCANSO [A HABITAÇÃO] DE DEUS não só em sua vida, mas também em seu território (conforme Salmos 132:4).
É possível que passemos muito tempo trabalhando em obediência ao Eterno sem nos dar conta de que estamos construindo a habitação dEle em nós e no ambiente em que vivemos, mas a percepção de que Ele está realmente habitando mais permanentemente em nós vai se manifestar, e é isso que estou percebendo em minha vida esta semana. Sinto-me muito mais com Ele e Ele comigo. Sinto e percebo meu coração mais quebrantado e vejo que estou seguindo em direção a uma vida extraordinária em que Ele terá tudo de mim a cada momento. Isso é uma construção antiga, de muito tempo, construindo com suor e lágrimas.
Em Êxodo 29:46 vemos que foi por este mesmo motivo que Deus tirou a Israel do Egito. É possível perceber que este também é o propósito de Deus tirar do meio da terra prometida toda forma de abominação ou qualquer outra coisa que pudesse macular aquele território diante do mundo espiritual. O processo que pode ser visto em boa parte do Antigo Testamento, e que também se reflete em nossas vidas no Novo Testamento, é que (1º) deus nos tira do Egito, (2º) Deus tira o Egito de dentro de nós para, só então, (3º) Tirar o Egito/Pecado da terra onde Ele nos envia.
Em nome daquele que vive para sempre,
RODRIGO DO RIO.
PLANO DE LEITURA SEMANAL:
Estamos na jornada de ler a Bíblia toda neste ano e meditar nos ensinamentos que nos ajudarão a sermos BONS AOS OLHOS DE DEUS. E nesta semana indico a leitura de…
Levíticos :: capítulos de 1 a 15.
Evangelho segundo Lucas :: Inteiro
PAZ…