Deus está te levando para um lugar ocupado por inimigos

Uma dúvida constante na mente de muitos do povo de Deus é: “Para onde Deus está nos levando com tudo isso?”

Quero trazer um entendimento prático que pode elucidar esta questão e iluminar o nosso caminho até o nosso destino em Deus.

Veja bem, vamos relembrar que a presença de Deus, na figura de Seu Anjo, está conosco nos guardando pelo caminho, nos conduzindo a um destino que Ele já predeterminou – um lugar de exaltação, uma lugar de liderança entre as nações da Terra. Ele está nos LEVANDO AO GOVERNO DE CIDADES. Myles Munroe dizia que o plano de Deus é colonizar a terra com o céu, através de uma liderança alinhada ao seu Reino. Este plano não mudou e ele está plenamente ativo e em desenvolvimento neste momento. Nós, os que o amam [e, portanto, o obedecem] somos parte disso. A grande questão que envolve esta colonização é que os lugares desse nossa liderança/influência estão AINDA sob domínio de ímpios, mais do que isso, estão sob domínio de forças espirituais do mal. Então, somos chamado a participar cooperando com Deus na destruição de fortalezas [estruturas de poder] nas quais estas fortalezas de ergueram ao longo dos tempos.

Veja o texto abaixo de Êxodo 23:20-23:

²⁰ Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado.
²¹ Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele.
²² Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários.
²³ Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos perizeus, e aos cananeus, heveus e jebuseus; e eu os destruirei.

A pergunta que fica é: “Como podemos cooperar com Deus na destruição dessas fortalezas?”

O próprio texto acima vai dizer que devemos ter diligência em ouvir a voz e fazer tudo o que Ele nos disser, não provocando a ira dEle. Isso quer dizer que temos de ter consistência em obedecer ao que Ele nos diz, submetendo dia após dia o nosso coração para cumprirmos o plano que Ele traçou.

Dito isto, quero pensar mais profundamente nas implicações do fato de que estamos indo para um lugar povoado por inimigos de Deus e de Seu povo – Ora, naturalmente este é um lugar de adversidade, onde o que somos chamados a fazer é contrário à cultura predominante. Assim, o esforço é enorme de permanecer fazendo o que Deus nos diz para fazer dentro de um cenário maligno. Assim, podemos esperar gigantes em nosso caminho, e certamente estaremos preparados para vencê-los quando chegar a hora do enfrentamento. No tempo de Davi haviam pelo menos cinco incluindo Golias (ver em 2 Samuel 21:15-22, 1 Crônicas 20:1-8). No caminho da exaltação de Israel haviam pelo menos seis povos [os amorreus, os heteus, os perizeus, os cananeus, heveus e jebuseus] como vemos no verso 23 do texto base desta reflexão. A estratégia maligna é fazer com que sirvamos aos deuses destes gigantes e então eles nos vencerão. A estratégia de Deus é fazer nosso amor por Ele queimar mais do que antes e fazer nossa fé crescer em meio a desânimo predominante. O que vai determinar vitória ou derrota é o amor – Se o amor estiver em ordem [na obediência à Deus] então venceremos, mas se nosso amor estiver em desordem [no pecado], então perderemos.

Então, chegamos na última questão dessa reflexão – “COMO FAZER NOSSO AMOR POR DEUS CRESCER MAIS E SE MANTER ACESO ENQUANTO O AMOR DE MUITOS SE ESFRIA?”

O Senhor me disse que a resposta está na percepção, ou seja, quanto mais amor divino percebermos direcionado a nós, mais do amor vamos querer e compartilhar. Então, voltamos ao ponto que sempre venho trazendo aqui – precisamos ter os olhos abertos para ver o amor que nos cerca. Nosso maior clamor tem que ser o que Paulo fazia pelos cristãos de Éfeso quando disse em Efésios 1:18-21. Ele fala da abertura dos “olhos do coração”. Enquanto o pecado abre nossos olhos para as questões de bem e mal, a obediência ao chamado de Deus abre os nossos olhos para as questões de expectativa/esperança e riqueza já depositada em nós. Ou seja, existe uma expectativa enorme ao nosso respeito para que nos manifestemos com a solução que o mundo precisa e que só nós temos, por outro lado existe um depósito mais que suficiente já dentro de nós que nos possibilita realizar o que está planejado ao nosso respeito. Temos de transitar do conhecimento do certo e errado para o entendimento pleno da nossa vocação.

Por fim, chamo sua atenção para clamar a Deus para abrir seus olhos do coração para ver o que é a sua “real realidade”. Chamo sua atenção para clamar para que teu coração seja livre do amor ao dinheiro, porque você não pode servir a dois senhores. Essa é uma libertação necessária aos que almejam mudar o mundo ao lado de Jesus Cristo. Deus dará, por fim, muito mais dinheiro para o que estiverem dispostos a abrir mão do dinheiro por amor a Ele. O amor ao dinheiro e as riquezas enlaçou todos s que são inimigos do Senhor e não poderemos vencer todos os males deste mundo enquanto ainda estivermos enlaçados também. Nossa maior demonstração de amor a Deus pode ser continuar edificando o que Ele nos diz para edificar [mesmo sem ver retorno financeiro] enquanto muitos estão “correndo atrás” da “segurança financeira”.

Jesus disse:

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele” (João 14:21).

Siga seu chamado e o amor de Deus se manifestará a você quando você realmente precisar. Siga em direção ao território dos teus inimigos, possua suas cidades. Manifeste os teus dons dentro da realidade de vida que Deus te colocou no momento presente. Você tudo pode em Cristo que te fortalece; Neste momento eu clamo por você e por mim mesmo: “Abra os nossos olhos, SENHOR. MOSTRA-NOS A TI MESMO, ADONAY! E nos teus olhos mostra quem somos de verdade”.

Ao que vive para sempre, seja a glória!

Estamos na jornada de ler a Bíblia toda neste ano e meditar nos ensinamentos que nos ajudarão a sermos BONS AOS OLHOS DE DEUS. E nesta semana indico a leitura de…

Êxodo :: capítulos de 21 a 30.

Romanos :: Carta inteira

PAZ…

Reconstruir o plano original e específico do chamado de Deus para sua vida é a maior aventura que você pode ter. O Rio no Deserto PROJETOS existe com o propósito de ajudar Seus discípulos/mentorados a encontrar o seu lugar na reconstrução da imagem da igreja. Acesse agora o site e saiba como podemos te ajudar a colocar em prática os projetos de Deus para sua vida.

Uma nota pessoal de Rodrigo

Inscreva-se para receber o novidades, alertas, avisos sobre eventos especiais, ofertas de produtos, recursos gratuitos e muito mais.

JUNTE-SE À NOSSA LISTA DE E-MAIL