Uma liderança no PODER DA RESSURREIÇÃO

Conforme prometi, vou seguir em frente falando mais sobre Isaque e este tipo de liderança que Deus está levantando nesta terra. Perceba que essa liderança, em primeiro lugar, procede de uma promessa divina:

…os descendentes físicos de Abraão não são, necessariamente, filhos de Deus. Apenas os filhos da promessa são considerados filhos de Abraão / Romanos 9:8 (NVT).

Então, qual é a promessa de Deus para seu ministério/trabalho e sua liderança? Qual é o nome dessa promessa e o que Deus pretende fazer através dela no mundo? Onde Deus quer que você chegue com essa promessa? / Você precisa buscar as respostas para essas perguntas…

Em segundo lugar, esses necessariamente precisam ser resultado do cumprimento do quesito do tempo e do modo correto para o seu nascimento.

Em Gênesis 21:1-2 lemos:

E o SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido.

E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado.

Jesus disse que o que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito (João 3:6-8).

Veja que o meio para o cumprimento foi através de Sara [esse foi o modo] e também se deu no tempo que Deus havia determinado [este foi o tempo]. É muito importante, então, que ao Deus nos comunicar um propósito seu para as nossas vidas, que o busquemos para saber qual meio Ele usará para realizar isso e quando isso se dará. Essas duas questões são cruciais para a saúde de nossa liderança, porque Deus está nos liderando até o cumprimento de suas promessas que revelam seu propósito, mas preciso respeitar Sua liderança para que meus liderados respeitem a mim como enviado de Deus para liderá-los. Se sua liderança nascer da carne, da forma humana, do simples marketing, então ela terá que mantida assim, porque essa será a sua natureza. Mas, se sua liderança nascer do poder do Deus, então ela será sobrenatural, cheia da graça de Deus, mantida pelo favor de Deus, operando na força dEle e não do homem. Umas vez que sua liderança não opera no modo divino – o modo sobrenatural – então é necessário que ela nasça de novo por meio de uma renovação do coração.

Jesus Cristo foi declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos [segundo Romanos 1:4]e o testemunho que os apóstolos davam, com grande poder, era o testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e então, em todos eles havia abundante graça (Atos 4:33). A ressurreição é operada pelo poder do Espírito de Deus, o mesmo Espírito que declarou a promessa para Abraão e para todos os que têm recebido promessas de Deus. A liderança que vai reinar sobre esta terra opera neste mesmo poder, porque é gerada por este mesmo poder – são os que têm parte na primeira ressurreição, conforme Apocalipse 20:6. Essa é a bênção que está sobre todos os cristãos – a bênção de ser parte da liderança que vai reinar sobre esta terra e, por isso, temos de aprender a viver conforme quem somos neste novo contexto – o reino de sacerdotes.

O contexto básico desse reino de sacerdotes [o reino sacerdotal] do qual somos parte opera na ideia de que: “Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus” (Lucas 18:27). É por isso que a principal habilidade da liderança que Deus levanta é SEMPRE a visão – a habilidade de ver com os olhos do coração. Existe uma coisa apenas que pode curar a nossa visão do coração: a fé. Fé é a obediência em empreender a realidade que Deus nos propõe, mas respeitando o tempo e o modo de Deus agir. É o empreender uma jornada de muita paciência e domínio próprio, sobretudo, é uma jornada de alegria, rindo das impossibilidades. E Isaque significa “RISO”.

O especialista Carlo Valerio Bellieni* [da Itália] diz que “rir é uma ferramenta que a natureza pode nos ter fornecido para ajudar-nos a sobreviver“. Entendo que Deus nos deu o riso para suportar a tensão entre nosso momento atual e nossa realidade prometida, suportar a incongruência entre essas duas coisas. Sara riu porque era velha demais para ter um filho e seu marido ainda mais velho. Bellieni entende que o riso “é sobre encontrar uma situação específica que subverte nossas expectativas de normalidade“. Ele diz que:

podemos definir o riso em um processo em três etapas. Primeiramente, ele exige uma situação que pareça estranha e induza um senso de incongruência (pânico ou transgressão). Em segundo lugar, a preocupação ou tensão provocada pela situação incongruente deve ser trabalhada e solucionada (resolução). E, por fim, a efetiva liberação do riso age como uma clara sirene para avisar às pessoas próximas (alívio) que elas estão seguras.

No contexto que estamos tratando, o riso é uma declaração de que por mais estranho que pareça, Deus faz acontecer o que Ele diz que fará, independente se na forma normal pareça impossível. O riso é um sacrifício de louvor, porquanto Deus pede Isaque em sacrifício e Abraão faz de tudo para oferecê-lo. Veja então que Deus quer nosso “riso” como sacrifício vivo, santo e agradável a Ele.

É uma declaração de fé no improvável.

Eu não entendo o que Deus quer com essa situação, mesmo assim entrego o meu “riso” a Ele. O meu “riso” é o meu bem mais precioso e esperado, mesmo assim eu entrego a Deus, porque eu confio que Deus tem poder para RESSUSCITÁ-LO (conforme o que está escrito em Hebreus 11:19):

Abraão reconhecia que Deus era capaz de ressuscitar Isaque, e, por assim dizer, Abraão tornou a receber da morte o seu filho Isaque (Versão na linguagem de hoje, NTLH, Hebreus 11:19).

Entregue a Deus essa loucura que se tornou a sua vida ao seguir o Rei Jesus. Entregue-se juntamente com a tua oferta de riso. Relaxe, confie, alivie a tua bagagem lançando as tuas ansiedades sobre aquele que tem todo poder.

O riso cria confiança e relaxamento, é aliviante. Ao rir, sara se declarou aliviada, já que não dependia de suas forças, mas do poder de Deus.

Os que andam no poder da ressurreição vivem pela fé e entregam o seu “riso” diante daquele que tudo provê. Eles têm a força que resulta da alegria de saber que estão agradando a Deus com a sua fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus. Eles não precisam que Deus restaure a sorte deles para começar a se alegrar e rir, porque eles veem de uma perspectiva que tudo já está feito e cumprido no sobrenatural. Eles sabem que, no devido tempo e na devida forma, Deus se elevará sobre o natural.

Neste momento estou oferecendo a Deus tudo o que tenho de mais precioso, mas sei que Ele pode ressuscitar tudo isso em glória e manifestar aos olhos de todos quem Ele é e quem eu sou diante dEle. É um passo de fé, uma legalidade, para que Ele possa vir de forma sobrenatural, não por força ou poder humano, mas pelo Espírito dEle. São essas coisas que definem e diferenciam uma liderança natural de uma liderança sobrenatural.

UMA LIDERANÇA SOBRENATURAL NASCE DE UMA CONFIANÇA SOBRENATURAL.. UMA LIDERANÇA SOBRENATURAL SE ESTABELECE COM UM SACRICÍFIO SOBRENATUAL… UMA LIDERANÇA SOBRENATURAL SE MANTÉM COM MEIOS SOBRENATURAIS… É UMA QUESTÃO DE NATUREZA!!!

“Logo, os verdadeiros filhos de Abraão são aqueles que creem” / Gálatas 3:7 (NVT) Portanto, todos os que creem participam da mesma bênção que Abraão recebeu por crer / Gálatas 3:9 (NVT) .

Ande como um filho de Abraão e reine sobre esta terra com uma liderança sobrenatural, que crê e vive no impossível!

…………………………………………………………………………………………………….

* Carlo Valerio Bellieni é professor de pediatria da Universidade de Siena, na Itália.

Este artigo foi publicado originalmente no site de notícias acadêmicas The Conversation e republicado sob licença Creative Commons. Leia aqui a versão original em inglês.

Estamos na jornada de ler a Bíblia toda neste ano e meditar nos ensinamentos que nos ajudarão a sermos BONS AOS OLHOS DE DEUS. E nesta semana indico a leitura de…

Hebreus :: capítulos de 5, 6, 7 e 8

Gênesis :: capítulos de 20, 21, 22 e 23.

PAZ…

Reconstruir o plano original e específico do chamado de Deus para sua vida é a maior aventura que você pode ter. O Rio no Deserto PROJETOS existe com o propósito de ajudar Seus discípulos/mentorados a encontrar o seu lugar na reconstrução da imagem da igreja. Acesse agora o site e saiba como podemos te ajudar a colocar em prática os projetos de Deus para sua vida.

Uma nota pessoal de Rodrigo

Inscreva-se para receber o novidades, alertas, avisos sobre eventos especiais, ofertas de produtos, recursos gratuitos e muito mais.

JUNTE-SE À NOSSA LISTA DE E-MAIL