Ainda no contexto de buscar a mansidão que nos fará herdar nossa herança em Deus [com todas as bênçãos que Ele tem destinado para nós, conforme Mateus 5:5], o salmista diz: “Não fique com raiva, não fique furioso. Não se aborreça, pois isso será pior para você” (salmos 37:8 NTLH).
Enquanto pessoas ímpias prosperam sob a bandeira da impiedade, muitos justos se veem longes de suas condições ideias. É aqui que reside um grande conflito interior que busca nos desestabilizar. A raiva é um sentimento em nossa porta, mas cabe a nós resisti-la com a calma que está no Cristo em nós. Cristãos de quaisquer contextos podem e devem acessar os rios de água viva que fluem em nosso interior. Eles podem e devem acessar o Cristo, o poder que habita em nós. Em Cristo reside o descanso para as nossas almas, mas podemos ignorar isso e nos deixar levar pela raiva e pelo stress. Eu procuro sempre levantar os meus olhos para entender e dominar o meu tempo, porque embora eu possa estar em um tempo de escassez no deserto, sem entendo o benefício de estar com Cristo aprendendo as lições que preciso para herdar as promessas que Ele tem para mim, então transformo o deserto em um lugar de fontes de água – tudo depende se estamos dispostos a escavar o suficiente até encontrar esse tesouro interior.
Abraçar a calma é uma escolha que temos ao invés da raiva. Sim, temos essa escolha!
Nossa condição momentânea não determina quem somos no interior, mas nos prepara para manifestemos quem realmente somos aos olhos de Deus. Por isso não devemos deixar a irá dominar nossos pensamentos e ações… A raiva é um caminho para o pior é não para o melhor.
Assim como eu, muitos estão na tensão entre promessa a realidade e esse é um desafio enorme porque as promessas de Deus nos são entregues dentro de uma realidade que questiona e inibe o seu cumprimento e isso é como um ônus que temos ao receber uma promessa realmente divina – a realidade de nosso momento é oposta ao que nos foi prometido e temos de lidar com isso. Felizmente Deus nos deu princípios proféticos que estão listados em todo o Antigo Testamento e, neste caso, o salmista nos fala para não sejamos enlaçados pela raiva. Foi então que eu pensei: “qual é o oposto de raiva?” – Ora, eu pesquisei e apareceu que o oposto/antônimo de raiva é calma (benevolência, mansidão) e por isso posso afirmar que a calma, a benevolência e a mansidão são o caminho para o melhor de Deus. Abaixo eu deixo alguns desses antônimos de raiva para você ver o que precisa abraçar:
Calma, serenidade, tranquilidade, quietude, quietação, mansidão, sossego, paz, relaxamento, vagar, calmaria, bonança, repouso, remanso, impassibilidade, placabilidade, brandura, suavidade, meiguice, doçura.
Tudo isso nos leva a herdar as promessas de Deus. Tudo isso nos leva ao melhor de Deus.
A Bíblia diz que Moisés era o homem mais manso que havia pisado na terra e isso é dito no contexto em que ele foi acusado por seus irmãos de sangue (ver Números 12.3). Mas, Moisés não revidou, ele não se enraiveceu, mas deixou Deus se manifestar e julgar a sua causa. Mas, a Bíblia também diz que “Nunca mais se levantou em Israel um profeta como Moisés, a quem o SENHOR conheceu face a face, e que fez todos aqueles sinais e prodígios que o SENHOR o tinha enviado para fazer no Egito, contra o faraó, contra todos os seus servos e contra toda a sua terra” (Deuteronômio 34:10-12). Acredito que a mansidão de Moisés foi a chave para que conhecesse a Deus face a face e realizasse tantos milagres poderosos jamais vistos. No momento em que Moisés vacila nessa mansidão e bate na rocha [ ao invés de falar com ela, conforme o mandamento de Deus] foi que ele perdeu a continuidade de sua vida e de sua liderança extraordinária.
Então, eu vejo que para habitar [e não somente fazer uma visita] no que eu chamo de “zona de milagres” temos de abraçar essa mansidão, essa calma, essa serenidade. E saiba que sem milagres não alcançamos o centro da vontade de Deus, porque isso está para além de um esforço humano. Embora eu reconheça a importância de esforços humanos na vida em geral, nós precisamos de mais que esforço para alcançar o que Deus tem para nós, precisamos desesperadamente de UM MILAGRE.
JESUS CRISTO DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS QUE os sinais seguem os que creem…mas Ele também disse aos incrédulos: “se não virdes milagres jamais crereis”. A zona do Reino de Deus é uma zona de milagres. Milagres evidenciam a presença do Reino de Deus e nós não chegamos no centro da vontade de Deus sem um milagre que nos transporte até lá. O “êxodo” foi um milagre atrás do outro e não permanecemos na vontade sem que continuemos vivenciando e manifestando milagres. Pelo sangue de JESUS CRISTO você pode entrar na presença de Deus e invocar por milagres, assim como estou fazendo agora. O milagre que eu mais preciso hoje é DESCANSAR NA TORMENTA TEMPESTUOSA QUE ESTOU VIVENDO até chegar do outro lado nas minhas promessas.
Eclesiastes 4:6 diz: “Melhor é a mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho, e aflição de espírito”.
Eu te convido a se unir a mim nesta busca e construir uma realidade de descanso pela fé, porque é pela fé que você entra no DESCANSO que Deus tem pra você [Hebreus 4:9-11,14-16,]. Descansa em Deus em meio às acusações contra ti… Deus te defenderá quando descansares nEle sendo manso e não revidando ou se defendendo a si mesmo… Se o caminho que escolheste tem a aprovação dEle, então a tua luta é dEle.. a tua causa é dEle… se teu trabalho te aflige, repense-o… compartilhe-o. Libere a mesma capacidade que tu tens sobre outros que levarão o fardo COMPARTILHADO… Siga o caminho do DESCANSO, porque aos seus amados Deus dá/libera bênção enquanto eles dormem e não enquanto trabalham aflitos…
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem – Salmo 127:2
Existe um trabalho manso e humilde reservado para você e neste trabalho você terá descanso para a tua alma; nele será possível produzir e compartilhar o doce fruto do amor manifestado na mansidão. Eu preciso dessa mansidão e esse é o grande milagre de que precisamos neste tempo de stress e ansiedade. “Dormir” na tormenta confiando no Altíssimo é o grande milagre que nos transporta para o nível a que somos chamados a andar neste novo ano.
…………………..
PLANO DE LEITURA SEMANAL:
Nesta semana indico a leitura de…
1ª, 2ª e 3ª João (cartas inteiras)
Judas (carta inteira)
Gênesis 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15.
PAZ…